top of page

CARAÍVA

bocal_kloma_brasil_caraiva_04.jpg

Caraíva, o mais antigo vilarejo do Brasil

 

Caraíva é um vilarejo localizado no sul da Bahia, entre o mar e o rio Caraíva. Fundada em 1537, é o mais antigo do Brasil. Com seus 486 anos de história, Caraíva desenvolveu uma cultura única, baseada na harmoniosa e produtiva diversidade cultural e étnica da população.

 

Caraíva é um vilarejo único, com uma rica história, cultura e meio ambiente. O vilarejo é um destino turístico popular, mas também é um importante centro cultural e ambiental.

Cultura
 

Caraíva celebra as festas tradicionais como São Sebastião, São Pedro e São João. Também é um importante centro cultural, com grupos de capoeira, música, artes plásticas, artesanato e gastronomia. O vilarejo recebe artistas de todo o Brasil e do mundo, que contribuem para a sua rica cultura.
 

Meio ambiente
 

Caraíva é um lugar ecologicamente preservado, protegido por diversas leis ambientais e históricas. O vilarejo faz parte da Zona de Proteção Rigorosa do IPHAN, da Área de Proteção Ambiental (APA) Caraíva-Trancoso, do Patrimônio da Humanidade da UNESCO (Costa do Descobrimento), da Zona de Reserva Extrativista Marinha (RESEX) e da Zona de Entorno do Parque Nacional e Histórico de Monte Pascoal.
 

Conselho Comunitário e Ambiental
 

O Conselho Comunitário e Ambiental de Caraíva é uma entidade importante para a defesa do meio ambiente e da cultura do vilarejo. Em 2006, o Conselho conseguiu impedir o projeto da FUNAI de anexar o vilarejo à terra indígena vizinha de Barra Velha. No mesmo ano, o Conselho apresentou ao governo da Bahia o projeto "Caraíva com Estrelas", que instalou energia subaquática e subterrânea no vilarejo, sem postes de luz pública, preservando o seu maravilhoso céu estrelado.
 

bottom of page