Email: contato@caraivaviva.org  -  Tel: +55 73 3018-0480  -  Rua dos Navegantes s/n, Caraiva, BA, Brasil

© 2019 CARAIVAVIVA

CARAÍVA

Caraíva, fundada em 1537, localizada no sul da Bahia entre mar e rio, é o mais antigo vilarejo do Brasil. Os 477 anos do vilarejo produziu uma cultura única baseada em harmoniosa e produtiva diversidade cultural e étnica da população. Caraíva celebra as festas tradicionais de São Sebastião, São Pedro, São João, tem grupos de capoeira, grupos musicais locais, pintores, poetas, artesões, casas de Forró e apresentação de músicos brasileiros, promovendo um importante fluxo econômico.

 

Caraíva é hoje um lugar ecologicamente preservado, beneficia-se de diversas proteções ambientais e históricas : Zona de proteção rigorosa do IPHAN, Área de Proteção Ambiental (APA) Caraíva-Trancoso, Patrimônio da Humanidade da UNESCO (Costa do Descobrimento), Zona de reserva extrativista marinha (RESEX) e Zona de entorno do Parque Nacional e Histórico de Monte Pascoal.

 

Em 2006 foi fundado o Conselho Comunitário e Ambiental de Caraíva. O Conselho conseguiu o cancelamento do projeto da FUNAI de anexar o vilarejo á terra indígena vizinha de Barra Velha e deportar de Caraíva todos os moradores não indios.

Neste mesmo ano, o Conselho aprensentou ao governo da Bahia o projeto "Caraíva com Estrelas" de um instalação de energia subaquatica e subterrênea, sem postes de luz pública, de maneira a preservar o maravilhoso seu estrelado do vilarejo. Esta instalação única no Brasil foi inaugurada em julho de 2007.

 

Com a comunidade, o Conselho elaborou em 2006 o Plano Diretor de Caraíva que leva em conta as especificidades de Caraíva.

Este plano foi atualizado em 2018.